deni zolin

Projeto de duplicação da Faixa Nova já é analisado pelo Daer

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Em entrevista exclusiva à coluna, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, afirmou que a autarquia já está analisando o pedido do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para fazer um projeto para a duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287). Segundo Faustino, que é formado em Engenharia pela UFSM, já estão sendo feitos cálculos de quanto custará a contratação de um escritório de engenharia para fazer o projeto e aprová-lo junto ao Daer. 

- Muitos prefeitos chegam ao Daer já pedindo uma obra, mas se não há projeto aprovado, fica mais complicado. O prefeito Pozzobom está certo em, primeiro, pedir a confecção do projeto. Ter o projeto pronto é fundamental para irmos atrás de maneiras de viabilizar a obra, e há várias possibilidades, como o projeto PIAA (que usa ICMS de empresas para bancar a obra) ou tomada de financiamentos por parte do Estado - afirmou Faustino.

Com liberação de R$ 10 milhões, obra da Travessia Urbana deve acelerar

Segundo o diretor-geral do Daer, essa obra é importante para Santa Maria e para a região, e o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), por entender dessa importância, já deu aval político para os trâmites internos para a licitação da empresa que fará o projeto.

- Já estamos vendo internamente quanto custaria para fazer o projeto. Na primeira quinzena de janeiro, faremos o fechamento do ano de 2020, e na segunda quinzena, o planejamento das obras de 2021, daí, vamos tratar da contratação da empresa para fazer o projeto da Faixa Nova - disse Faustino.

Ninguém esperava tarifa tão baixa no leilão da RSC-287. Há prós e contras

A intenção é lançar uma licitação o mais breve possível. Para fazer o projeto executivo da obra, a empresa contratada avaliará as necessidades de melhorias, decidir o traçado da duplicação e se é preciso prever viadutos ou passarelas, por exemplo.

Ao ficar sabendo, por meio da coluna, que o anteprojeto do Dnit para a Faixa Nova previa corredor de ônibus no canteiro central e que a estrada de Pains havia sido asfaltada, Faustino achou interessante a ideia de prever faixas exclusivas para o transporte coletivo ao longo da Faixa Nova - pelo menos até o trevo da estrada de Pains, já que na parte mais urbanizada da rodovia, perto do trevo da UFSM, não haveria espaço para um corredor de ônibus. Dessa forma, como há planos futuros de duplicar o trecho da Estrada de Pains até os fundos do campus, a rota do transporte coletivo poderia ser feita, futuramente, por esse acesso secundário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para 2021, Cemitério Santa Rita planeja exumações e retomada de terrenos Anterior

Para 2021, Cemitério Santa Rita planeja exumações e retomada de terrenos

Próximo

Com liberação de R$ 10 milhões, obra da Travessia Urbana deve acelerar

Deni Zolin